Skip to content

“Os Hippies estão invadindo Belo Horizonte”

07/05/2012

A historiadora Débora de Viveiros Pereira, em seu trabalho intitulado “MOVIMENTOS DE CONTRACULTURA EM BELO HORIZONTE”, observa:

“Geralmente, as reportagens com os hippies eram feitas ainda dentro do DOPS, enquanto detidos ao chegarem à capital mineira. Em reportagens como “Jovem venezuelano percorre o mundo para fazer amigos”, “Um boliviano, um argentino: dois estudantes suspeitos?” (13 de março de 1971) e “Os hippies estão chegando: êles trazem o amor livre” (11 de setembro de 1969) todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia por “suspeita”, devido aos trajes e ao comprimento dos cabelos. Ainda que houvesse alguma condescendência para com o movimento, os hippies ainda eram tratados como criminosos por conta do modo de vida “andarilho”:
Os hippies estão invadindo Belo Horizonte. Mais dois foram detidos ontem e falaram que 15 estão a caminho de nossa cidade. […]
Êles vivem pelas estradas pedindo comida nos restaurantes e carona nos caminhões. Quando chegam em alguma cidade arranjam algum trabalho para conseguir dinheiro. […]
Ela acha um trabalho “muito difícil” levar o amor a tôdas as pessoas. E é isso que êsses rapazes e moças, com idades que variam entre 16 e 25 anos, andam fazendo pelas estradas. (DIÁRIO DA TARDE, 1969: 8).

 

Anúncios

From → Sem categoria

One Comment
  1. Light fisher permalink

    Reblogged this on Pescandoluzese comentado:
    A história fazendo diferente. Provando que os amantes do amor querem compartilhar sem egoísmos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: