Skip to content

Prefeitura contraria sua própria decisão em reconhecer a legalidade dos artesãos e mobiliza campanha de guerra contra eles em Belo Horizonte. Os artesãos resistem.

03/07/2012

Com um aparato de mais de 100 policias, batalhão de choque, diversas viaturas, uma ambulância do SAMU ( que deixou de atender à população apenas para servir de  símbolo de que a policia estava pronta para uma batalha) e mais 40 fiscais da prefeitura, no dia 2 de julho de 2012, a Praça Sete voltou a ser palco da repressão. A tática da policia é o sitiamento e a novidade é o aparato midiático portado pelos policiais,  equipados com filmadoras e câmeras fotográficas.

 

A policia utilizou ao menos 4 câmeras de vídeo e uma câmera fotográfica para registrar e intimidar os artesãos.

Um efetivo de tal porte, apenas para impedir que “hippies” façam arte no espaço público, é sintoma a ser estudado, afinal, simbolicamente, o que representa uma ação como esta?

A operação é totalmente ineficaz e submete a Policia Militar de Minas Gerais a um enorme constrangimento. Ao longo do dia, diversos policiais vieram se solidarizar com os artesãos, manifestando o repúdio por serem utilizados pela Prefeitura para realizar uma operação que claramente não surtirá efeito a médio e longo prazo e apenas desgasta a imagem da corporação, além de prejudicar o ordenamento da cidade e o atendimento de emergências. Como um sargento me disse: “Quem mandou a gente aqui reprimir vocês está em casa tomando um café. Eu me sinto usado pelo poder público. O jornalista vem, faz a foto, amanhã sai a matéria e  daqui uns dias a prefeitura desfaz esta operação. Não tem uma proposta concreta e reprimir vocês nunca funcionou”.

Estamos trabalhando nos vídeos para compartilharmos o atual momento, mas convidamos os cidadãos a visitarem a Praça Sete e julgarem por si próprios o que  está acontecendo no local.

Os artesãos resistirão indefinidamente, pois como não são comerciantes, este tipo de operação não surte efeito.

Mais atualizações em breve.

 

Anúncios

From → Sem categoria

3 Comentários
  1. Adriano permalink

    Seu ignorante sua luta não é contra a polícia!
    PM cumpre ordens, determinação do Ministério Público.

Trackbacks & Pingbacks

  1. Fora Marcio Lacerda BH - Higienização - Artesãos nômades são o alvo da hora
  2. 04 Julho 2012 (BR-BH) TROPA DE CHOQUE NA PRAÇA SETE : Passa Palavra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: