Skip to content

Contato 2

E.mail: belezadamargem@yahoo.com.br

Facebook: www.facebook.com/belezadamargem

Informações:

Este trabalho é uma linha de frente na resistência e afirmação da identidade cultural do “maluco de estrada”, nome pelo qual se reconhecem os artesãos conhecidos no senso comum como “hippies”. Nos últimos três anos, a partir da fotografia, registros em vídeos, entrevistas, vivências e pesquisas em acervos, um coletivo autônomo e composto na sua maioria pelos próprios artesãos vem desenvolvendo um inventário sobre esta expressão cultural ainda não visualizada.

Administração do blog, pesquisa e textos:

Ariane Rocha e Rafael Lage

Fotografia e Video:

Barnabé – tiagobarnabe@hotmail.com – https://www.facebook.com/DiKartola

Cyro Almeida – E.mail: cyroalmeida@gmail.com – Site: http://www.cyroalmeida.com/blog/

Gustavo Policarpo – E.mail: gupolicarpo@hotmail.com – http://quarup.wordpress.com/

Moacir Gaspar – E.mail: mooaroots@hotmail.com – Site: http://somosgaloucura.com/

Rafael Lage – E.mail: incelensa@yahoo.com.br – Site: http://belezadamargem.com/

Wesley Hudson – https://www.facebook.com/wesleyhudson.souzaoliveira

Entrevistas:

Palavra Ética com Rafael Lage – Tv Comunitária – 2012

http://www.youtube.com/watch?v=QpHkyplEUCg&feature=player_embedded

Pé na Rua – 2a temporada Programa 14 Quadro “Nossa Cara” com Rafael Lage – 2011

http://www.youtube.com/watch?v=CgUHY0DA_e0

Programa “Brasil das Gerais” (Rede Minas) – 2010

http://www.youtube.com/watch?v=U_fNkLgpKrY

Anúncios
28 Comentários
  1. Marcella permalink

    Olá, Rafael.

    assiste, ontem, ao programa da TV Cultura – Brasil das Gerais – e te vi por lá.

    curti muito seu trabalho.
    e adorei ouvir suas histórias.

    as fotos são lindas!!!

    parabéns!

    espero que da próxima vez que viajar, passe por Alfenas(MG)…

    abraços,
    Marcella

  2. Jansey Antunes Pinto permalink

    Rafael,tive a grande opotunidade de ver você ontém no programa da rede minas,só tenho a te parabenisar pelo seu modo de enxergar a vida,me identifiquei muito com você,precisamos mais de de gente simples e rica de espírito….boa viagem…

  3. Rafael,
    Assisti ao Brasil das Geraes ontem e achei o seu trabalho/vida/arte muito interessante. Fiquei também admirado com a forma imparcial (porém não impessoal) com que busca a imparcialidade em suas opiniões, especialmente tentando ver com os olhos do outro. Neste momento, ao escrever, percebo que muitos dos que te conheceram não terão a mesma oportunidade eletrônica de te dizer: “PARABÉNS, MEU AMIGO!
    Por isso… Parabéns, meu amigo!
    Richard – BH/MG

    Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
    Rm 2.11 (e João 3)

  4. Adelson permalink

    Caro Rafael :

    Também assiti ao Brasil das Gerais e considerei admirável o seu caminho (caminhar). Seja bastante feliz (“provisoriamente”) em Olinda/PE (espero que este novo destino não tenha nada a ver com a atitude desencorajadora adotada pela Prefeitura de BH).

    Parabéns !!

  5. Leonardo permalink

    Ae, não consigo descrever a satisfação ou empolgaçao que fiquei ao escutar suas histórias no programa da redeminas, a unica coisa que posso lhe dizer é, PARABÉNS !

  6. Nossa, tudo que tenho a dizer é parabéns.
    Sua sensibilidade inspira.
    PS:espero que você não ache pouco, pois esse parabéns é muito.

    • incelensa permalink

      Agradeço a energia aí irmã…
      Nunca acho pouco, a simplicidade é o ultimo degrau da sofisticação…

      Abraços…

  7. Maria do Rosário de Oliveira permalink

    Rafael,
    Tive a grande alegria e o compromisso de lhe conhecer.Parabéns pelo seu trabalho!
    Maria do Rosário de Oliveira – Belo Horizonte-Brasil

  8. Rafael, não sei se você se lembra de mim, mas acompanho o seu blog faz algum tempo. Agora gostaria de compartilhar contigo o que está acontecendo aqui. Claro que é algo numa escala bem menor do que acontece contigo, mas…
    Dê uma olhada, se puder:
    http://efgoyaz.blogspot.com/2011/08/sobre-o-repudio-mordaca.html
    Abraço,
    Glaucio.

  9. ana permalink

    Parabéns pelo trabalho de divulgação Rafael!! Ainda não tinha visto reportagem ou videos que tratassem desse assunto, o que vocês fizeram ficou muito bom… precisamos divulgar muito isso!!
    Estou com você na divulgação, Recife também precisa dessa atenção! Energia 🙂

    • Rafael permalink

      Ana, grato pela força, se vc se interessa pelo tema, saiba que num futuro agente começa a divulgar o material do inventario, entrevistas com os artesãos contando suas próprias historias. Agente vai abrir o universo do “maluco de estrada” para que as pessoas entendam que não são criminosos. O único jeito de combater esta violência é ir direto no foco da questão, fornecer informação para diminuir o preconceito e a ignorância da sociedade acerca do tema.

      Abraços…

  10. Bel Junqueira permalink

    olá rafael, mandei um email para ti. espero que recebas!
    um abraço

  11. eloah permalink

    olá, gostaria de saber porque você se despediu da margem e agora começou a trabalhar aliado à nossa ditadura? quero dizer, porque você atua como súdito do Instituto de Cooperação Econômica Internacional e todas as outras empresas que está citado aí?

    • Rafael permalink

      Ótima pergunta Eloah…Eu não sei como vc chegou a conclusão de que eu me despedi da margem, muito pelo contrario, carrego a mesma atitude, a mesma contestação, só que resolvi jogar dentro da estrutura, coisa que poucos malucos tiveram a capacidade de fazer…Entro e saio com muita facilidade…Hoje posso estar recebendo um premio e amanhã estou na calçada compartilhando um “rango” com a família da rua…Eu tive sim de trabalhar pra estrutura, pois pra ter um equipamento capaz de gerar esta mídia, que agora esta acessível a todos, era necessário…Ninguem ia dar isso pra gente né?

      O Instituto me propôs um trabalho super flexível, não tenho um horário, posso viajar por semanas se preciso for (como venho fazendo quando vou a BH) e trabalho na área de documentação do patrimônio imaterial cultural, que já era o que eu gostava de fazer de graça, só que agora me pagam por isso…Não é muito o que eu ganho, tanto que tenho de compensar fazendo malabares no sinal pra dar conta….

      Pra vc ter uma ideia, quando fizemos o protesto em 2009 (leia o inicio do blog e irá entender), só foi possível ampliar as fotos com o dinheiro de um trabalho que fiz pro Banco do Brasil. Então a questão não é se vc esta ganhando dinheiro do sistema e sim o que vc esta fazendo com ele…Que função vc da pra esse capital…Nos últimos dois anos, venho investindo tudo que ganho neste trabalho, se eu estivesse corrompido como você supõe, este material não estaria online e sim nas mãos de algum produtor que faria um filme “outsider” e comercial…

      Se você é da estrada, sabe muito bem a quantos anos lidamos com toda essa violência e humilhação, sabe também que em todos estes anos tivemos de correr de fiscal sem nada poder fazer…Eu cansei de ouvir muito “maluco” batendo no peito, revoltado,xingando fiscal, dizendo que era guerreiro, mas e ai? Pela primeira vez estamos conseguindo questionar todos estes abusos, foi preciso entrar na estrutura e jogar no campo do inimigo…

      Sinceramente eu não tenho a menor paciência de trabalhar pro sistema e nem preciso particularmente, mas pra dar conta deste trabalho tive de fazer…Não me envergonho destes trabalhos, me orgulho do que eles me permitiram fazer pela família da estrada…

      Abraços pra ti!

      • Rafael permalink

        Eloah, só mais uma coisa…Do jeito que eu falei, parece um pouco que os fins justificam os meios…E na verdade não é bem por ai…Estes trabalhos que fiz, em todos eles eu meditei antes de aceitar…São trabalhos em que eu não colaborei com ações anti-éticas, com mentiras…No caso do Banco do Brasil, eu destinei 33% do que me pagaram ao grupo de cultura popular que esta retratado na fotografia, poucos fotografos, pra dizer a verdade eu não conheço nenhum, seriam capazes de dividir deste modo…

  12. lucia permalink

    . Entao rafael spero com certeza q vc e sua familia stejm bem, e q D’s stja com vcs kd vz mais,preciso muito te dizer que te admiro muito e, nao so pela sua atitude e posicao qnto ao processo da questao dos artesoes nomades.cara sua presença em todos os sentidos foi grande diferencial, pois a galera foi acreditando e tomando posiçoes que antes nao tinham como manifestarem, e isso foi fortalecendo-os e modificando ate as suas atitudes diante do espaço utilizado, que foi muito forte e de modo meio que indireto valorizado, entende.Eu meio que dentro da situacao, pois tenho e tive contado com alguns deles,nao vou especificar nomes,ta. te agradeco muito pela sua sensibilidade e a capacidade de envolver-se com algo tao ariscado que é enfrentar a grande e fictcia politica publica, por todos os problemas e desgastes constantes nao so a voce como com toda as injustiças sociais, que perduram desde antes de cristo, e agora esta cada vez mais abusivo,em todos os segmentos infelizmente, como vc ja disse temos de dar o grito de posicionamen tos e direito,pois nos mesmos temos deixados eles abusarem.

    Na epoca que estava rolando a situaçao teve algumas vezes que trombei com voce na praça com a galera e outras quando passando na praça estava rolando as apreensões e os abusos de todos os envolvidos,uma grande armaçao e uma grande vergonha pra quem quer ou pra quem se diz uma cidade turisti ca,Que turismo tera,se a propria nao tem e nao quer praticar base nenhuma a sua propria sociedade?????Como ter turismo se os proprios cidadaos ou filhos dos que pagam impostos abusivos e aberrantes, para uma cidade que nao consegue em pleno seculo XXI, valorizar respeitar e dar dignidade aos seus formadores mais basicos,logicos os professores e pais de familia que cada vez mais sao e estao imposibilitados de arcar, com tanta inflacao para cuidar devidamente de suas familias.
    Eles conseguem se esquecer que povo sem a basica EDUCAÇAO OU FORMAÇAO HUMANA NAO ASSIMILA O OBVIO OU NECESSARIO A SI MESMOS.infelizmente ou felizmente, por que tudo tem um proposito;entende.

    Entao, rafael dentro disso tudo quero te pedir ate desculpas,cara, pois sou uma pessoa que incomodo muitissimo com todas essas situaçoes, mas ainda nao consigo realmente ter atitudes que pudessem transformar ou modificar, a condi çoes de tantos que passam por tantas dores e destruiçao. Sabe, assisti a entrevista na rede minas pelo site, pois na epoca nao fkei sabendo, e fkei surpresa com toda a sua historia,cara, maravilhosa atitude, que perspicacia que D’s te concebeu !!!!se fez um homem com valores e princípios que todo ser-humano inevitavelmente necessita,creio eu que, tudo isso foi possivel com presença basica dos pais, que muito provavel, permanente dos seus pais,que tantas e tantas vezes nos levantam ou nos derrubam.O mais intrigante e seu olhar sobre as pessoas e claro as criaçoes fantasticas que so nosso papai pude conceber,é a natureza a fauna a flora e todo o cosmo magnanimamente indescritiveis que voce consegue, com a sua camera e o dom de ‘ ver alem do que o aqui e agora ‘. sabe foi muito legal a percepçao que vc falou Sobre o criador,aquele senti do de voce crer que Ele é e esta em todos e em tudo,nao sei se voce ja teve a curiosidade de ler a biblia,e inclusive tem um livro e para mim um dos livros que encanta pelo contexto sobre Ele,se tiver disposiçao e ou curiosidade é o livro de colossenses,creio que ira se surpreender com a leitura e como ele tem haver com o que voce esta discernindo com tanto carinho.

    .Mas. o mais doido foi e é que voce esta conquistando e assumindo as posiçoes de responsa com alegria e disposiçao,que Cristo vos alimente e derrame o amor e a presença dele cada vez mais em voces,claro na sua lindinha mulher e seu gostossimo filhinho.é so o jeitinho mineiro de se mostrar,falou. Entao rafael me desculpe por tantos detalhes,sabe é por que voce me fez enxergar e lembrar de sonhos que muito estavam escondidos, meu nome é lucia e moro em BH claro,ne, atualmente me disponho a mudanças e contatos pois estou querendo cada vez mais quebrar os medos e incertezas, ironico isso, pois qual certeza temos nesta vida. trabalho na area de confecçoes de cortinas e tenho dividido meu tempo entre descobrir o amor de D’s e a eu mesmo. Agora vou indo.tudo de bom!!!!!

    • Rafael permalink

      Olá Lucia, que massa seu depoimento, me tocou muito…Vou dar destaque pra sua percepção na mudança de atitude de alguns dos artesãos. De fato, desde o inicio meu pensamento é que no momento que eles passassem a ser respeitados, também mudariam de atitude. Pois no meu pensamentos, eles estão se tornando um produto do meio, meio este criado pelo sistema que os oprime, os rouba e reforça constantemente a ausência de cidadania, ou que no máximo pertencem a uma segunda classe de cidadãos.

      Abraços pra ti!

  13. Thaís permalink

    Olá Rafael, meu nome é Thaís e atualmente estou residindo na cidade de São Carlos – interior do estado de São Paulo. Primeiramente quero parabenizá-lo pela luta e pelas imagens que tem realizado.
    A situação que anda acontecendo em BH me entristece enormemente, ainda que sou filha de um autêntico hippie que cultivou, na década de 80, trabalhos artesãos.
    Estou iniciando um estudo sobre os processos educativos entre os artesãos de rua e assim, desmistificar essa alguns aspectos desse grupo que, como pudemos ver, está na situação de oprimido.
    Será que poderíamos conversar de alguma forma, via e-mail mesmo, para que eu entenda um pouco mais do que anda acontecendo aí em BH?
    Agradeço imensamente desde já,
    Um grande abraço da sua parceira nessa luta!
    Thaís

    • Rafael permalink

      Oi Thais, desculpe a demora em lhe responder. Podemos conversar melhor no meu e.mail: incelensa@yahoo.com.br
      Temos novidades por aqui, estou esperando ter acesso ao documento original, mas uma artesã conseguiu recuperar seus artesanatos através de um mandado de segurança, uma decisão historica, nunca antes alguém havia conseguido isso, em breve vou publicar.

      Abraços pra ti!

  14. lucia permalink

    . . . hey rafael,spero star td bem tanto com vc como os seus,é a lucia de bh, vc ta sabendo que infelizmente muitos da galera nao tiveram a cautela de esperar mais pelo resultados,e zarparam. Cara mas tambem é um e vir que nao para,ne; sempre ta chegan do novos e velhos conhecidos, por que sempre que passo la tem camaradas de diferentes lugares. Entao esse lance que rolou com menina que conseguiu os seus de novo,ja é um bom princípio para grandes modificações,creio que ocorrera para com todos,na medi da que as proprias instituiçoes(como eles gostam tanto de ser cha mados),se reconhecerem e se corrigirem, coisa tao banal ne; cara, errar e assumir tais, como seria mais pratico e agil se nos pessoas, nos permitissemos a tal olhar a tal acao, quanto nos ja teriamos conseguido consquistado,enfim graças a D’s e ao tempo que Ele nos permiti estamos caminhando !!!!!!!

    Aqui, por acaso ta sabendo se foi alguem pra brasilia para o protesto dos excluidos que ta rolando hoje,que iniciativa barbara cara. fkei sabendo logo de manha tavam falando do roteiro do dia sabe ne dia da independencia.entao explicaram sobre a manifesta cao que ia rolar percurso das apresentaçoes.se tiver alguma nocao,me de noticias por favor.no mais que cristo stja com tods.te cuida tchau tchau.

    • Rafael permalink

      Oi Lucia, de fato é normal a rotatividade da malucada, muitos estavam lá pela audiência mesmo, depois seguiram estrada. Mas o fluxo é inexorável, indo e vindo, a resistência é irresistível.

      Não tive noticias da participação da malucada nestes protestos, embora eu ache positivo a compreensão de que o que ocorre com eles, também acontece com diversos outros grupos sociais minoritários, e que no fim, a luta é a mesma para todos.

      Abraços pra ti!

  15. Curtindo muito o trabalho! quando vier ao Mato Grosso do Sul, passe por Dourados, tem lugares lindos para serem fotografados!
    Positividades e muito sucesso…

    • Rafael permalink

      Valeu Anderson! Se um dia eu passar por sua região vou acampar na tua casa hehe….

  16. Eduardo da silva permalink

    Ola rafael gostaria de lhe propor uma Ideia gostaria de ver um video da vida noturna dos malucos de br que abitam na praça 7 so por curiosidade gostaria de ver om perigos das alegrias .pois esses dias lendo um de seus artigos me veio na cabeça como de ser a noite desses malucos ???sera que eles dormem bem sera que alguem os emcomoda a noite ??? gostaria de matar esssa curiosidade se puder me responder seria legal.. obrigado admiro muinto seu trabalho

    • Rafael permalink

      Olá Eduardo, de fato agente vem fazendo filmagens nesse sentido. Vc tá falando do “mocó”, do lugar que o maluco costuma dormir quando esta na rua. Mas é que agente ta filmando muita coisa, tamo pensando em fazer um documentário de longa metragem. Falta recursos, agente ta pensando em fazer via financiamento colaborativo, vamos ver no que dá, lhe aviso de novidades.

  17. eduardo da silva ferreira permalink

    e aew como anda as coisas ai em bh?

  18. rodrigobryan permalink

    Boa Tarde, estou fazendo um trabalho sobre hippies na faculdade, gostaria de saber onde os encontro? Eles fazem algum tipo de encontro semanal/mensal em algum local? Se puderem responder fico grato. Obrigado , e o blog é excelente, parabéns!

    • Rafael permalink

      Camarada, em bh vc pode achar eles na praça Sete, centro da cidade. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: